Notícias Cuiabá

Bolsonaro diz que garimpeiros eram felizes na ditadura e promete mudar legislação

Bolsonaro diz que garimpeiros eram felizes na ditadura e promete mudar legislação
Foto: Isac Nóbrega/PR

Por:REDAÇÃO

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse, nesta terça-feira (1º), que os garimpeiros eram felizes na época da ditadura. Na avaliação do capitão, as condições eram melhores para a categoria porque a leis eram outras e, agora, ele precisa cumprir o que determina a legislação.

Segundo informações do G1, as declarações foram feitas a garimpeiros de Serra Pelada, no sudeste do Pará. Eles foram recebidos no Palácio do Planalto e pediram uma intervenção federal no garimpo através de uma “administração popular”. Com isso, eles pleiteiam o combate a crimes como evasão de divisas e uma parceria com o setor de engenharia do Exército para a exploração de minérios.

Então, ao final do encontro, o presidente foi até a guarita do prédio e fez um discurso. “Há mais de 30 anos, desde quando cheguei ao parlamento, em 1991, sei que vocês brigam por isso. Vocês foram felizes no tempo do [presidente da ditadura João Batista] Figueiredo. A legislação era outra, era outra. E eu tenho que cumprir a lei”, afirmou Bolsonaro.

Além disso, ele garante que, se houver possibilidade legal, vai enviar as Forças Armadas para Serra Pelada. “Se tiver amparo legal, eu boto as Forças Armadas lá. Se tiver amparo legal. Não vou prometer para vocês o que não posso fazer. Se tiver amparo legal, eu boto as Forças Armadas lá, a gente resolve esse problema aí”, disse o presidente.

 

De acordo com a publicação, o auge da região foi nos anos 1980. Dados oficiais indicam que cerca de 100 mil homens trabalharam no local e extraíram 30 toneladas de ouro. No entanto, em 1992, a exploração manual ficou inviável e toda a área foi inundada.

administrator

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =

Noticias Cuiabá Resultados da pesquisa por “” | Noticias Cuiabá | Politica Cuiabá Noticias Cuiaba | So midia Noticias Bolsonaro diz que garimpeiros eram felizes na ditadura e promete mudar legislação | Notícias Cuiabá