Notícias Cuiabá

HMC amplia a capacidade de UTIs instaladas no SUS Cuiabá em mais de 50%

HMC amplia a capacidade de UTIs instaladas no SUS Cuiabá em mais de 50%

O prefeito da Capital anunciou a manutenção das UTIs no PS antigo durante coletiva concedida nesta segunda (25)

Por REDAÇÃO

Entregue 100% à população cuiabana e aos demais mato-grossenses na última semana, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) – Dr. Leony Palma de Carvalho permitiu a ampliação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) Cuiabá em mais de 50%.

Com a informação, que foi passada pelo prefeito Emanuel Pinheiro na manhã desta segunda-feira (25), durante coletiva à imprensa, a Capital, que possuía 69 leitos ao todo, passa a contar com 145. “Recebemos Cuiabá com 69 leitos, sendo 50 no antigo PS e 19 no São Benedito. Agora passamos a contar com 60 leitos de UTI no HMC, além dos outros 11 do Hospital São Benedito e ainda os 05 pediátricos do antigo Pronto Socorro, que também foram abertos neste ano pela nossa gestão. Um avanço expressivo, que passa a ser um importante aliado na luta para salvar vidas de toda a população que buscar o SUS”, enfatizou Pinheiro.

O quantitativo atendido no HMC, desde o início das entregas das etapas nos últimos sete dias da urgência e emergência, também receberam destaque na coletiva. Conforme dados detalhados pelo gestor, o hospital cuiabano já atendeu mais de 17 mil pacientes. Para se ter uma dimensão, apenas nos últimos sete dias, a urgência e emergência  acolheu 451 pessoas em estado grave. Destas, 35 realizaram cirurgias de média e alta complexidade, essenciais para sanar o risco eminente de morte ao qual se encontravam.

“Cabe ressaltar que este é apenas o início. Estamos trabalhando para atendermos até 50 mil pacientes e 400 mil procedimentos médicos, entre consultas, exames cirurgias e outros serviços que o grande complexo de Saúde HMC irá ofertar. Essa é nossa capacidade instalada e vamos trabalhar para usá-la ao máximo no próximo ano, levando humanização para quem precisa da saúde pública de Cuiabá”, disse.

Finalizando o ato com a imprensa, o prefeito ainda revelou  o plano de transição de 100 dias do antigo Pronto Socorro. Conforme ele, durante esse período manterá uma equipe reduzida de urgência e emergência na estrutura para atender àqueles que, por mais de 40 anos buscaram atendimento ao local.

“Seria uma desumanização da nossa parte não pensarmos nas pessoas que por 40 anos tiveram como  referência de atendimento de urgência no Pronto Socorro antigo. Muita gente ainda não sabe que agora esses serviços são ofertados no HMC. Por isso, peço a ajuda de toda a imprensa para divulgarmos para a população esse avanço histórico no atendimento. Mas, durante 100 dias, que começaram a ser contados desde o dia 18 deste mês, manterei profissionais para acolher os que buscarem os serviços de saúde no Pronto Socorro, até que aos poucos ele vá dando lugar à revitalização e em dois anos se transforme em Hospital da Família (HFAM).  Assim, concluímos o ciclo e a virada de página da Saúde”, completou Pinheiro,

O prefeito informou também que o setor de atendimentos pediátricos, tanto de urgência e emergência quanto os eletivos permaneceram no PS antigo, uma vez que é um serviço de referência para todo o estado e também fará parte do Hospital da Família.

administrator

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 5 =

Noticias Cuiabá Resultados da pesquisa por “” | Noticias Cuiabá | Politica Cuiabá Noticias Cuiaba | So midia Noticias HMC amplia a capacidade de UTIs instaladas no SUS Cuiabá em mais de 50% | Notícias Cuiabá