Notícias Cuiabá

Operação investiga desvio de verbas da saúde indígena em Mato Grosso

Operação investiga desvio de verbas da saúde indígena em Mato Grosso

Operação Kitsune busca desarticular esquema de fraudes no DSEI Kayapó (MT). Prejuízo potencial apurado é de aproximadamente R$ 2,5 milhões

Por: REDAÇÃO

Nesta quarta-feira (5), a Controladoria Geral da União (CGU) participa da Operação Kitsune em Mato Grosso. O trabalho é realizado pela Polícia Federal juntamente com Ministério Público Federal (MPF). O objetivo é desarticular o esquema criminoso que ocasionou fraudes e desvio de recursos públicos no âmbito do Distrito Sanitário Especial Indígena Kayapó (MT).

As investigações, iniciadas pela CGU, identificaram: fraude na licitação promovida para aquisição de refeições para os indígenas; pagamentos sem cobertura contratual; superfaturamento nas quantidades e adulteração nos controles das refeições servidas; condições precárias de armazenamento dos alimentos; cozinhas inadequadas e falta de refeitório para atender os pacientes acomodados nos CASAIs dos municípios de Colíder e de Peixoto de Azevedo.

A apuração conjunta evidenciou repasse de dinheiro pela empresa contratada para servidores do DSEI Kayapó (MT), da FUNAI (inclusive lideranças indígenas) e da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), entidade responsável pela disponibilização de profissionais das Equipes Multiprofissionais de Saúde Indígena (EMSI). Também foi constatado um volume extremamente elevado de transações bancárias que não permitem a identificação do destinatário do dinheiro, a exemplo de saques ou cheques pagos diretamente na agência.

administrator

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 7 =

Noticias Cuiabá Resultados da pesquisa por “” | Noticias Cuiabá | Politica Cuiabá Noticias Cuiaba | So midia Noticias Operação investiga desvio de verbas da saúde indígena em Mato Grosso | Notícias Cuiabá