Notícias Cuiabá

Possível vaga ao senado de Selma Arruda poderá ser disputa por Júlio ou Botelho do DEM

Possível vaga ao senado de Selma Arruda poderá ser disputa por Júlio ou Botelho do DEM
Mais um pretendente à vaga de senador da república, que pode ser desocupada pela juíza aposentada Selma Arruda, eleita senadora pelo PSL no pleito de 2018, mas que, de forma unânime, teve o mandato cassado pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), nessa semana. Trata-se de Eduardo Botelho (DEM), presidente da Assembleia Legislativa.

O presidente do parlamento estadual alega não ter acompanhado de perto todo o trâmite do processo que  cassou o diploma de Selma e seus suplentes (sob a alegação de prática de Caixa 2 e abuso de poder econômico), mas que há que se respeitar a fase recursal e, só então, se for mantida a cassação e a eleição suplementar for convocada pela Justiça.

“Depois de esgotados todos os recursos, aí sim, o DEM tem que ter nome na disputa, sim, e eu mesmo tenho interesse, por  quê não?”, disse.

O Democratas já tem o senador Jayme Campos eleito, junto com Selma, em outubro passado, quando mesmo sendo apontado como o grande  favorito pela maioria das pesquisas, ficou em segundo lugar. No Estado e no país, o DEM vive um grande momento. Além de Jayme e Botelho, a sigla tem também o governador do Estado, Mauro Mendes. Na esfera nacional, o Congresso, em Brasília, é comandado pelo Democratas, com Rodrigo Maia presidindo a Câmara e Davi Alcolumbre o Senado.

E, para Botelho, o partido pode sim ficar ainda mais forte no Estado, pois, segundo ele, possui nomes para disputar uma eleição suplementar para o Senado, por exemplo.

“Eu não tenho sonho em ser governador, nem ser prefeito, mas de ser senador, sim”, reforçou, enaltecendo o papel de um senador atuante: “Como senador a gente pode dar uma contribuição muito grande ao Estado e ao País; o senador pode influenciar decisões no Congresso. Quem não sonha, com isso?”, indagou.

Eduardo Botelho está em seu segundo mandato como deputado estadual e comanda (também pela segunda vez) a Mesa Diretora da Assembleia.

A intenção de Botelho em disputar vaga ao Senado transcende a uma provável eleição suplementar, devido à cassação de Selma. “Mesmo que não seja nessa eleição suplementar, mas na próxima, com certeza tô dentro”,  completou.

Além de outros políticos animados com a possível vaga de Selma Arruda, como Carlos Fávaro e Adilton Sachetti, há também, dentro do Democratas, alguém que já há um bom tempo se adiantou, manifestando sua intenção de disputar: o ex-governador e ex-senador Júlio Campos. “Vou ter que disputar com ele”, brincou Botelho, ao dizer que colocará o nome para avaliação interna do partido.

Mas, numa eventual disputa suplementar ao Senado, Júlio Campos alega levar vantagem, internamente, em relação a Botelho.

“Pretensão todo mundo tem. Temos que ver quem o partido indica e quem o povo vai escolher, né? Eu defendo, para isso, uma pesquisa entre os membros do partido. Somos mais de 55 mil filiados no Estado, vamos fazer uma pesquisa e aquele que tiver a maioria, será o candidato do partido, acho que é mais democrático assim”, sugeriu Júlio Campos.

Para Júlio, em se tratando de avaliação intrapartidária, “ eu levo mais vantagem do outros nomes, porque o partido atual foi feito por nós, há muitos anos e acho que levo uma vantagem, no seio dos antigos filiados, que são esses mais de 50 mil filiados, que já estão há 30 anos conosco”, avaliou Júlio,  que atualmente é o secretário geral do DEM de Mato Grosso. Ele ainda cita o ex-deputado federal Fábio Garcia, como outra opção do DEM. Garcia, porém, já é o primeiro suplente de Jayme Campos. “Acho que, no caso de uma eleição, suplementar, temos que ter critérios para escolher o candidato e, internamente, vejo que levo vantagem sobre eles [ Botelho e Fábio].  Isso seria o mais justo”, completou

Tanto Júlio, como Botelho e os demais pretensos candidatos a senador, para a vaga de Selma Arruda, entendem que todo esse processo eleitoral suplementar tende a demorar meses e talvez anos para se desenrolar na Justiça, devido à fase de recursos, garantida à senadora do PSL.

POR HIPERNOTÍCIAS

administrator

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =

Noticias Cuiabá Resultados da pesquisa por “” | Noticias Cuiabá | Politica Cuiabá Noticias Cuiaba | So midia Noticias Possível vaga ao senado de Selma Arruda poderá ser disputa por Júlio ou Botelho do DEM | Notícias Cuiabá